Na terceira semana de março (entre 14 e 18), o Indicador CEPEA/ESALQ do hidratado (estado de São Paulo) teve média de R$ 1,933/litro (sem impostos, a retirar), queda de 1,01% em relação à semana anterior. No mesmo sentido, o Indicador do anidro registrou baixa de 0,56%, a R$ 2,0849/litro (sem impostos, a retirar).
Segundo pesquisadores do Cepea, as negociações envolvendo o etanol hidratado estiveram lentas na semana passada, já que grande parte das distribuidoras trabalha com estoques reduzidos, adquirindo apenas de forma pontual. Representantes de distribuidoras relatam que a demanda, de fato, está desaquecida.
Do lado vendedor, tem aumentado o número de usinas que ofertam etanol no spot paulista, tanto de estoques quanto de moagem recente. Desde meados de janeiro, os Indicadores semanais dos etanóis hidratado e anidro não apresentam variações superiores a 2%, seja para cima ou para baixo.
Pesquisadores do Cepea indicam que esse comportamento dos preços reflete a manutenção da demanda em patamar relativamente baixo num período em que a oferta também é limitada. Ainda que algumas usinas estejam em atividade, o primeiro trimestre é tipicamente de entressafra na região Centro-Sul.