As vendas de todos os combustíveis no Brasil recuaram pouco mais de 3% em 2015 ante o ano anterior, apesar do forte aumento no consumo de etanol hidratado para volumes históricos, segundo dados publicados nesta terçafeira (12) pelo Sindicom, o sindicato das empresas distribuidoras de combustíveis.
O recuo das vendas das associadas do sindicato no período foi o primeiro pelo menos desde 2005 —segundo dados disponíveis do Sindicom—, em meio a uma crise econômica no país.
As vendas de etanol hidratado registraram o maior volume comercializado desde o início do programa do álcool, informou o Sindicom, com o combustível renovável mais competitivo frente à gasolina em importantes Estados consumidores na maior parte do ano.
As vendas do biocombustível somaram mais de 11 bilhões de litros, alta de 39,2% em relação ao ano anterior.
"Na maior parte do ano, os preços do etanol hidratado tiveram uma paridade de preços favorável em relação à gasolina nos principais Estados produtores (São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)", afirmou o Sindicom, na nota publicada nesta terçafeira.
Com o aumento da demanda pelo etanol, as vendas de gasolina sofreram queda de 8,6% no mesmo período. Foi a primeira queda das vendas de gasolina das associadas do Sindicom desde 2009.
Quando somada a comercialização total de gasolina e etanol hidratado, considerando a equivalência energética dos produtos, houve uma redução de 1,7% nas vendas. A queda, explicou o Sindicom, reflete o recuo estimado no consumo das famílias, da ordem de 2%, segundo relatório do Banco Central.